A DESASTROSA SOEA 2021

Compartilhar


No ano de 2021, a Semana Oficial da Engenharia e Agronomia, evento conhecido como SOEA Connect, ocorreu nos dias 15, 16 e 17 de setembro. Previsto originalmente para ocorrer de forma presencial, em Goiânia – GO, teve o status modificado para ser transmitido via online, em razão da pandemia da Covid 19. O tema central foi “A pandemia: aprendizados e desafios para a engenharia, a agronomia e as geociências” e os eixos temáticos tiveram foco no “desenvolvimento econômico; inovação e tecnologia; e governança e gestão”.

No decorrer da SOEA, transcorreu um evento denominado Contec (Congresso Científico da Engenharia e da Agronomia), disponível aos profissionais, estudantes e professores do Sistema que tivessem interesse em divulgar trabalhos técnicos e científicos.

Neste ano, por sinal, foram selecionados 24 trabalhos para apresentação virtual na Semana.

Existe um episódio do folclore futebolístico brasileiro segundo o qual o magistral jogador de futebol, Garrincha, ouvia atentamente a preleção do técnico às vésperas do jogo entre Brasil e Rússia, que combinava as estratégias para encarar os adversários, mandando que os nacionais trocassem passes, avançassem pela esquerda ou direita, cruzassem a bola nas costas do competidor e coisas do gênero. Ao término da explanação, Garrincha levantou-se e perguntou ao técnico: “Tudo bem, seu Feola, mas o senhor já combinou com os russos?”

É razoável pensar que a teoria dos jogos na qual se baseia o episódio precitado, deve ter sido aproveitada pela comissão organizadora da SOEAA, em 2021. Os seus integrantes combinaram entre si, viajaram,ganharam polpudas diárias, mas … esqueceram-se de combinar com os chamados profissionais do Sistema. Só isto para explicar como um evento em um aparelho com mais de 1.000.000 de profissionais registrados possa ter alcançado resultados tão inexpressivos, como mostra a tabela.

Pensamos que foi louvável a iniciativa de se criar o ambiente virtual para a SOEA, até porque, como produto, esse espaço foi muito bem concebido pela empresa contratada.

Todavia, o fato é que a ausência de público só comprova o isolamento do Sistema em relação à comunidade profissional.

A escolha do tema central, por sinal, foi de uma hipocrisia gritante, tendo em vista que o Sistema escorchou seus profissionais como nunca durante a pandemia.

Tudo isto demonstra a falsa grandeza e importância do Sistema, tão propaladas pelas administrações atuais. Isto nos leva a crer que os eventos presenciais dos anos passados, só se mostraram “um sucesso” à custa de muito dinheiro beneficiando os mesmos interessados de sempre. Foi assim que o Crea-MG, por exemplo, patrocinou financeiramente 220 pessoas para o evento realizado em Palmas – TO, em 2018. Imagine, então, os números do Crea-SP.

Também há que se falar na total ausência de incentivos para os trabalhos científicos apresentados. É vergonhoso saber que nenhum prêmio foi instituído a quem dedicou esforços buscando contribuir com o avanço da ciência.

As propostas da ABRAEI, fundadas em critérios modernos de gestão e aperfeiçoamento profissional, têm o condão de mudar essa perspectiva falimentar do atual Sistema. Visite nossa página e entenda o porquê.

Postagem anterior
Próxima postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 3 =