A Vale anunciou a construção de um novo parque costeiro na praia de Camburi, em Vitória, que irá gerar 100 vagas de emprego.
A construção de um novo Parque Costeiro na praia de Camburi, em Vitória, será responsabilidade da mineradora Vale e deve gerar 100 vagas de empregos diretos para moradores da Serra e da capital. O parque será construído e administrado pela Vale como uma medida de compensação pelas atividades da mineradora na cidade, assim como ocorreu com o Atlântica Parque.
A obra deve ser concluída em até 16 meses e será localizada na parte Norte da praia de Camburi, em uma área de 17,6 mil metros quadrados. A construção incluirá espaços para educação ambiental, pesquisa e recuperação em ambiente costeiro, trilhas ecológicas e espaços de lazer para a sociedade, além de vistas panorâmicas para a baía de Vitória. O parque será integrado ao já existente Atlântica Parque e contará com sede administrativa, auditório, áreas de lazer, energia solar, educação ambiental e até uma ponte sobre o rio Camburi.
A área também terá uma biquinha com fonte de água potável e um mirante para contemplação da baía. O parque atenderá ao bairro de Jardim Camburi, com população estimada em 70 mil pessoas, além da Serra. O processo de obtenção da Licença Municipal de Instalação (LMI) está em análise na Prefeitura de Vitória e a expectativa é que a licença seja liberada em um mês. A obra ocorrerá em um período aproximado de 15 meses, sendo três meses para a mobilização da empresa e 12 meses para a execução do parque.
O TCA Norte Camburi é um acordo jurídico assinado em 2017 pela Vale, ministérios públicos Federal e Estadual, Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória (Semmam) que prevê um conjunto de iniciativas para a recuperação e compensação dos impactos na região Norte da praia de Camburi. O cumprimento de algumas exigências de compensação ambiental, como a construção do Parque Costeiro, foi considerado moroso pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Gandini.
Fonte|Créditos: https://opetroleo.com.br/