Associação Brasileira dos Engenheiros Independentes
A ABRAEI nasce com o propósito de uma missão: participar do resgate da Engenharia brasileira objetivando a elevação da dignidade dos seus profissionais. Nossa nobre profissão perdeu importância, e, se não reagirmos com urgência, seguirá rumo a um desmanche total. O Sistema CONFEA CREA’s padece de um lamentável distanciamento do profissional alijando-o dos processos administrativos e decisórios, agravado por uma fiscalização que, por paradoxal que seja, é um dos responsáveis pela decadência da Engenharia e da Agronomia considerando que se atém a uma legislação anacrônica e ultrapassada, absorve desproporcionalmente os recursos financeiros da categoria profissional e das empresas que prestam serviços na área, sem qualquer contrapartida. Dentre nossos Objetivos, buscaremos o diálogo e a parceria junto ás Instituições de Ensino para entender os motivos do declínio da Engenharia e da Agronomia considerando a sua formação acadêmica sob o enfoque do Ensino Tecnológico, da Pesquisa, Extensão, pressupostos ditados pelo MEC, e da formação cidadã dos bacharelandos. Toda a Categoria sofre o descompasso com o mundo atual, particularmente com o ensino tecnológico e, com isto, a Agronomia e a Engenharia brasileira caminham celeremente para um atraso técnico e intelectual culminando para ser uma profissão ainda menos valorizada do que é atualmente.
Para quem não sabe, a Agronomia e a Engenharia brasileira contam, hoje, com cerca de 210 modalidades profissionais, com tendência de aumentar as titulações a cada dia em função das inovações do mercado absorvedor desta mão de obra. Ou seja, são 210 títulos profissionais diferentes, que formam um arcabouço tecnológico que nem os próprios profissionais entendem e o nosso Sistema em nada contribui para a divulgação de tais conhecimentos. Essa aberração precisa ser corrigida, porquanto poderíamos ter por exemplo, no máximo 10 modalidades.
A ABRAEI trabalha para recuperar o prestígio da Engenharia brasileira. Pretende, por meio da expertise dos seus profissionais, contribuir para a construção de um novo país. Nossas propostas, têm o condão de transformar a Engenheira brasileira e devolver-lhe a honorabilidade, a competência e o respeito.