Ispace é uma empresa global privada com foco em expandir a presença humana no espaço | Foto: Epiroc
A Epiroc assinou um acordo de colaboração de longo prazo com a ispace e sua subsidiária sediada em Luxemburgo, ispace Europe S.A., que envolverá a contribuição de tecnologia e soluções da Epiroc para missões comerciais na Lua.
A ispace é uma empresa global privada com foco no desenvolvimento de tecnologias e soluções para expandir a presença humana no espaço e criar um mundo onde a vida na Terra e nos outros corpos celestes seja uma realidade. Isso inclui pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para exploração lunar, transporte e entrega de cargas úteis à Lua, desenvolvimento de infraestruturas espaciais e um melhor entendimento do ambiente de nosso satélite natural e de seus recursos disponíveis. Inicialmente, a ispace explorará a superfície lunar e coletará dados relevantes. Como parte desse esforço, a ispace e a Epiroc estão se unindo para desenvolver tecnologia e soluções comerciais a serem usadas já em 2024.
“Estamos muito entusiasmados em colaborar com a ispace para desenvolver e fornecer tecnologia e soluções conjuntas para começar a explorar a superfície lunar com o objetivo final de apoiar e expandir a vida humana de forma sustentável”, diz Helena Hedblom, presidente e CEO da Epiroc. “Aguardamos com expectativa nossa colaboração contínua para tornar a missão bem-sucedida.”
“Estou muito satisfeito em assinar este acordo com a Epiroc”, diz Takeshi Hakamada, fundador e CEO da ispace, Inc. “A ispace está liderando o ecossistema Cislunar para abrir novas oportunidades para governos e players da indústria. Nossa colaboração para desenvolver tecnologia e soluções no campo dos recursos espaciais de maneira sustentável e responsável para futuras missões lunares é mais um passo para concretizar a visão da ispace.”
O ecossistema Cislunar refere-se ao espaço que engloba a órbita da Terra até a órbita da Lua, incluindo todos os pontos intermediários, como a órbita terrestre baixa, órbita geoestacionária e pontos de Lagrange. Este sistema é fundamental para o desenvolvimento de futuras missões espaciais tripuladas e não tripuladas, bem como para a exploração e utilização de recursos espaciais, como a mineração de asteroides e a construção de infraestruturas espaciais, como estações de reabastecimento e habitats lunares.
A ispace possui atualmente dois programas principais: o Lunar Exploration Program e o Lunar Data Platform. O primeiro visa o desenvolvimento de módulos de pouso e veículos de exploração lunar, incluindo a missão Hakuto-R, que tem como objetivo demonstrar a capacidade de pouso e exploração na superfície lunar. O segundo programa, a Lunar Data Platform, busca criar uma plataforma que centralize e facilite o acesso a dados sobre a Lua, contribuindo para a pesquisa científica e impulsionando a economia lunar.
Fonte | Créditos: conexaomineral