ABRAEI no combate da escassez de recursos hidricos em uberaba

Compartilhar

Você sabia que Uberaba/MG enfrenta dificuldades para garantir água tratada para sua população?

Temos a grata satisfação de apresentar o presente trabalho ao povo do município de Uberaba e região, como contribuição para o enfrentamento da crise hídrica que assola a região e projeta um futuro sombrio para o povo brasileiro, notadamente a partir deste ano de 2021.

Elaborado por equipe coordenada pelo nosso diretor, o engenheiro agrônomo Dr. Augusto César Soares dos Santos, especialista em recursos hídricos, este trabalho visa oferecer alternativas de curto, médio e longo prazos para enfrentar e resolver o grave problema da falta de água na cidade de Uberaba-MG.


ESCASSEZ DE RECURSOS HÍDRICOS EM UBERABA

O município de Uberaba vem enfrentando dificuldades crescentes para garantir o fornecimento de água tratada à sua população, especialmente durante os períodos de inverno, quando a quantidade de chuvas é menor. A região possui clima tropical e a pluviosidade média é de 1.681 mm por ano.

O quadro de escassez resulta de dois fatores complementares: a redução da dispo-nibilidade de água no Rio Uberaba e o aumento da população da cidade. A água consumida no município vem de 3 cursos d’água: os rios Uberaba, Claro e Araguari, e uma menor quantidade provém de poços tubulares.

A população atual de Uberaba, segundo o site da Prefeitura Municipal, está estimada em 340.000 habitantes, tendo crescido 14% nos últimos 10 anos, a um ritmo em torno de 1% ao ano, segundo dados do IBGE. Esta população consome aproximadamente 85.000 m3/dia ou 3.500 m3/h.

AS ALTERNATIVAS DE SOLUÇÃO

Diversas iniciativas estão em andamento e outras em discussão e análise pela CODAU e a Prefeitura Municipal, além de em diferentes fóruns dedicados ao tema hídrico. Somando-se a eles, a ABRAEI, como parte dos seus estudos para a elaboração deste documento, fez reconhecimentos nos locais das nascentes dos rios Uberaba e Claro, e da barragem da Prainha, o que permitiu apresentar 13 alternativas de solução para a gestão dos recursos, englobando as principais iniciativas em andamento ou em discussão, e também outras de sua própria autoria. Todas elas foram agrupadas em 4 focos estratégicos de gestão: (1) Aumento de oferta de recursos hídricos, (2) Regularização de oferta, (3) Preservação de oferta e (4) Redução de perdas.

Para permitir a análise e comparação entre elas, desenvolvemos critérios semiquantitativos que fornecem valores indicativos da relevância de cada aspecto nas dimensões: social, técnica, econômica e ambiental. Analisou-se também o prazo estimado para a implantação de cada uma das propostas.

ANÁLISES DAS ALTERNATIVAS

Segundo nosso entendimento, as alternativas mais viáveis e de prazos mais curtos de viabilização devem ter prioridade no processo de discussão e tomada de decisão sobre o que precisa ser feito.

Os resultados apontam que as alternativas atualmente utilizadas para aumentar a oferta de água para a cidade são consideradas negativas, o que nos leva a admitir que elas deveriam ser descontinuadas, assim que outras alternativas mais viáveis forem se realizando.

Em seguida, verificamos que as alternativas de regularização da oferta hídrica assumem fundamental importância, por envolverem ações de curto e médio prazo bem conhecidas e de graus de viabilidade interessantes.

Por último, apesar de sua enorme importância na busca da sustentabilidade dos recursos hídricos em conjunto com o meio ambiente local, vêm as alternativas de preservação da oferta hídrica. Elas envolvem iniciativas mais complexas, que necessitam de mais pesquisas para aumentar o conhecimento sobre elas e, por isso, são de longo prazo de maturação.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Consideramos que nossa análise traz novas informações e argumentos, que apontam que as soluções mais viáveis para o município são aquelas ligadas à economia de água e à recuperação das áreas de suas nascentes e à preservação de mananciais, colocando em segundo plano as alternativas que atacam o problema apenas do ponto de vista do aumento da oferta de recursos hídricos, via simples aumento da exploração desse recurso já reconhecidamente escasso.

Ao nosso ver, as propostas representam boa parte da solução para o terrível problema da falta crônica de recursos hídricos em Uberaba, que traria graves consequências sociais, econômicas e ambientais para o município e toda a região.

ABRAEI a serviço da Sociedade, fortalecendo os Engenheiros e as Engenharias no Brasil!

Click agora e veja na integra a proposta

Postagem anterior
Próxima postagem

Comments

נערות ליווי בתל אביב

חיפוש קליניקות עיסוי ארוטי לפני סינון
של מה שחשוב לכם כמו מקלחת, חניה חינם ועיסוי מקצועי בלבד.
מוזמנים להתרשם מאינדקס הקליניקות שלנו, בו מתפרסמות
באופן תדיר מגוון קליניקות פנויות
להשכרה באזורים שונים ברחבי הארץ.

מגוון נערות נוספות ממתינות לכם
באתר לפי עיר ברחבי ישראל. ניתן למצוא
כחלק משירותי ליווי ודירות דיסקרטיות,
עיסוי ארוטי ברחבי הארץ. עיסוי ארוטי חושני הוא בגדר חובה בקרב הלקוחות.
יש לא מעט נערות ליווי בין אם
הן עובדות עצמאית ובין אם יש להם מנהל, אשר מחזיקות ברשימה של
כללי התנהגות או דרישות
לגבי הלקוחות שלהם. הדירות הללו יציעו לכם
את האופציה ליהנות מחוויה הרבה יותר מיוחדת,
כזו אשר תאפשר לכם להיות בדירה ולשכוח מכל דבר שחשבתם עליו לפני.
שיפור זרימה זו מסלק את החסימה אשר גרמה לכאבים באותו איזור
. המון זמן. הדרך אל מכון העיסויים מצריכה מכם לנהוג, לעמוד בפקקים, לחפש חנייה וגם לעשות את הדרך
חזרה הביתה. מה שקורה בפועל הוא
שעל מנת ליהנות מאותה שעה של פינוק, אתם צריכים לבזבז עוד זמן.
הזמנת דייט עם מי שאתם אוהבים היא קלה ופשוטה:
התקשרו למספר הטלפון של הבחורה, ולמדו
עוד על שעות ההיכרות.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 1 =